Sobre o blog

Comentários, dicas, contos e poemas. O mundo do storytelling sob outra perspectiva.


Assim como em todas as outras vezes, esse blog é uma tentativa de socializar as coisas de que gosto e também uma tentativa de sempre exercitar minha escrita, de forma que eu possa melhorar a cada dia. A ideia é comentar tudo aquilo que me interessa por diferentes razões, tentando ser crítica, mas nem tanto, porque não é minha intenção fazer desse espaço uma extensão da academia, muito pelo contrário, a ideia é ser o mais informal possível, falando sobre minhas impressões acima de tudo. 

Além disso, espero centralizar todas as minhas produções neste espaço, diferentemente do que vinha acontecendo desde 2008, em que tenho aberto uma plataforma para cada tipo de texto que escrevo —bem provável que daqui a pouco eu nem saiba mais onde eu tenho publicado e o quê.


*****

Depois de uma pequena mudança, decidi enfatizar neste espaço o que mais me interessa: literatura. Mas, aqui, esta não deve ser associada a resenhas de livros, pois pretendo falar dos temas que giram em torno da área, das correntes críticas, de teoria e de alguns autores, além de tentar esclarecer alguns pontos em relação à escrita, visando especialmente o público iniciante.

Desse modo o blog se subdivide nas seguintes categorias e subcategorias:

1. Literatura:

1.1. Teoria literária: em que pretendo falar sobretudo das tendências críticas.
1.2. S.O.S Escritor: aqui pretendo escrever sobre dicas de português, redação, e sobre o universo da teoria da literatura.
1.3. Autores: apresentação dos grandes nomes da literatura mundial.
1.4. Verdadeiro autor: nessa categoria buscarei colocar textos que são erroneamente atribuídos a algum autor e buscarei desvendar quem, de fato, o escreveu.


2. Resenhas:

2.1. Livros: não apenas literários, mas teóricos também.
2.2. Filmes: darei preferências para filmes que não estão em voga.
2.3. Séries: resenhas de séries.
2.4. Doramas: resenhas de novelas coreanas, japonesas, tailandesas.
2.5. Animes: resenhas de animes e cartoons em geral.
2.6: Mangás: fará parte dessa subcategoria os quadrinhos em geral, incluso a graphic novel.
2.7: Jogos: Minhas resenhas sobre joguinhos casuais e jogos de objetos ocultos (categoria que eu mais jogo).


3. Fanfics:

3.1. Avaliações: críticas de fanfics e fics encontradas sobretudo no Nyah!, ainda que não exclusivamente. Tomo por fanfic e fic toda a ficção disponibilizada em sites especializados que não visa  fins comerciais.
3.2. Indicações: comentários ou listas de fanfics que me pareceram interessantes.
3.3. Vida de beta: como beta reader, parece-me interessante falar um pouco sobre os desafios que encontramos na hora de betar/ revisar um texto.
3.4. NYAH!: Nyah! Fanfiction ou fanfiction.com.br é uma plataforma onde são publicadas fanfics escritas em língua portuguesa. Como atuo de certa forma na equipe desse site, é daqui a totalidade das minhas experiências com as fanfictions nos dias de hoje. Dentro dessa plataforma também coordeno um grupo de revisores e críticos. Dessa maneira, sempre que algum assunto envolver especificamente essa plataforma, será aqui categorizado.


4. Pessoal

4.1. Poemas e contos: aqui estarão todos os textos escritos por mim, dos mais diversos gêneros.
4.2. Experiências: essa categoria será composta de uma miscelânea de assuntos que envolva alguma experiência pela qual passei ou alguém próximo a mim. Nomes serão protegidos, claro.
4.3. Aleatórios: para postagens que não se enquadram em qualquer uma das categorias mencionadas aqui.


5. Blogagem coletiva

5.1. Blogagens: aqui constarão todas as postagens sincronizadas provenientes dos mais diversos grupos.
5.2. TAGS: muito em moda hoje em dia, acabei me rendendo a responder TAGs. Estarão todas categorizadas aqui.
5.3. Desafios: sobre alguns desafios de postagem coletiva que me propuser a fazer eventualmente.


Creio que seja isso. Sinta-se à vontade para propor postagens, discutir pontos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nenhuma imagem presente neste blog me pertence. Todas foram encontradas na internet por meio de pesquisa no google.com e não viso qualquer fim comercial com seus respectivos usos. Se usei uma imagem sua e não lhe dei os devidos créditos, por favor me avise que o farei imediatamente, ou a retirarei do blog se você não quiser que eu a use. Visão Periférica - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©