30.12.15

Tchau 2015, metas para 2016, desafios e indicação dos parceiros

30.12.15



Aquelas, passa um tempão sem escrever nada, depois quer abarcar o planeta em apenas um post. Abafa xD.

Geralmente, não tenho essas ilusões de virada do calendário, de ano novo que começa, ano velho que termina e blá blá blá, porque... não. Até porque cada ano que morre, é um ano que a gente morre junto. Enfim, deixa eu estabelecer logo meu ponto, antes que mate todo mundo de depressão aqui, mas 2015 foi um ano tão louco e tão desestabilizante que me conforta a ideia de pensar que ele vai acabar e de que posso pensar em possibilidades depois disso.

Se eu fosse resumir todas as loucuras numa frase, seria algo do tipo: 2015 foi ano em que comecei o meu doutorado e o mesmo ano em que quase o perdi. Começar o doutorado representa muito e significa muito pra mim, que caí no curso de paraquedas, que pensei nunca conseguir nem terminar a graduação, quando muito chegar tão longe. Significa ter um plano de vida para os seguintes 4 anos e significa não perder a sanidade com o futuro, já que posso projetar minhas aspirações de maneira que a literatura fique sempre em primeiro plano. Não me considero intelectual e nem acho que sou inteligente, mas gosto de estudar e gosto de literatura mais do que qualquer coisa no mundo. 

A quase-possibilidade do cancelamento do doutorado, por motivos de recurso, foi bem estranha e teve uma repercussão muito louca na vida de todos nós, alunos e professores, sem contar na coisa toda que isso acarreta. Umas desilusões daqui, uns desmoronamentos ali, uns questionamentos bem phodas do tipo: por que a gente estuda artes, lida com a transcendência, lê pra caramba, e continua essas mulas?Qual é o sentido disso, no final das contas? Pra que fazer da literatura um meio de vida se isso não é nada?

Mas, no fim das contas, depois de muitas perdas e danos, as coisas se ajeitaram. Como costuma acontecer em experiências trágicas, saímos, os alunos, mais fortes, mais unidos, mais desconfiados, mais cautelosos. Saímos mais amigos. Vou ser sincera, não botava muita fé na minha turma, não, mas depois dessa, acho que coloco a mão no fogo por todos eles. Uns mais que os outros, mas ainda assim xD. Como dizia Richard Bach (isso ficou da adolescência, não tem jeito xD): Não há benção que não carregue uma maldição, nem maldição que não carregue uma benção. 

Agora espero poder ter um pouco de calmaria depois disso, porque foram seis meses perdidos e mais seis meses tentando correr atrás do prejuízo. Vamos que vamos.


*****


Desse modo, já posso adiantar que a grande maioria esmagadora das minhas metas para 2016 serão no âmbito acadêmico. Preciso me dedicar e arrumar meu currículo. Agora é a hora xD.

Basicamente quero ler muito sobre meu corpus e ler teoria, muita. Quero participar de eventos e publicar em revistas. 

Mas quero também:

1. Adiantar um pouco do meu livro *não vou dizer terminar, porque.... pff, já são dez anos escrevendo xD.
2. Terminar as fanfics e fics inacabadas (por fic leia-se "meu livro comercial").
3. Dedicar-me ao blog, estabelecer regularidades no posts, nem que seja duas vezes por semana. E buscar um pouco mais a minha voz, não ser tão formal, porém escrever posts sempre mais densos, que sejam úteis aos leitores dentro do que me proponho a falar =).
4. Dedicar-me ao Nyah e à Liga dos betas que ficaram bem abandonados este ano.
5. Estabelecer uma dieta saudável como a que eu tinha anos atrás (não podia ficar de fora essa, né hehe)
6. Participar efetivamente dos desafios que eu propuser realizar.
7. Menos séries, mais filmes (preciso apaziguar o vício xD).


*****

Em 2014 empolguei com essa paradinha de desafios e saí louca anunciando que participaria de todos. Falhei miseravelmente. Assim, neste ano de 2016, participarei apenas dos projetos do Blogs que Interagem, que são:

24 filmes para 2016 em que vamos ver 2 filmes por mês com as temáticas assinaladas abaixo:




O Clube do livro, em que escolhemos livros para serem lidos e sobre os quais faremos resenhas. Devo confessar que foi o desafio mais eclético de que tenho notícias, com livros das altas e baixas literaturas. Adorei mesmo a seleção, mesmo tendo que ler livros como Dragões de Éter e o Pequeno Príncipe. 




Ah, sim, e tem o desafio da Lominha, o ORGBLOG. Como esse não vou documentar aqui, vou documentar na página do face, então nem vou falar dele. Mas que seria legal vocês me ajudarem por lá, ah, seria...xD

******

Meus parceiros também tiveram bastante trabalho nesse fim de ano, fazendo recapitulações, reflexões, estabelecendo metas e desafios. Bora ver os melhores posts, só clicar nos links:


1. A Ana Carolina, do Mesa de café da manhã, selecionou algumas influências da cultura pop que lhe pareceram interessantes durante o ano. 

2. Nessa mesma vibe, a Dandara, do A talking movie, fez uma retrospectiva sobre as séries de que ela mais gostou. 

3. A Renata, do Assim te conto, colocou, de maneira muito clara e objetiva, o que ela quer deixar nesse "ano que termina". 

4. E a Thay, do Penduricalhos, deixou o Adeus dela em forma de fotos. 

5. A Bianca, do Mundo colorido de Bia, conseguiu traduzir muito dos meus sentimentos refletindo sobre seu ano e seus planos (apesar de eu não ser casada, nem planejar nada disso, pensa no geral xD).

6. Outra que também fez um super mega texto, com uma reflexão muito linda, sobre tirar um tempo para se pensar nas coisas importantes, foi a Vanessa, do Pensamentos valem ouro. Simplesmente adorei.

E estes saem um pouco do tema, mas amei do mesmo jeito:

7. O post da Tamaravilhosa xD, que fala sobre a Chimamanda Adichie (AQUI).
8. O Kennedy ensinando como fazer um pote mágico que é lógico que eu vou fazer (AQUI).
9. A Jake falando do seus cadernos viajantes. Não conhecia, mas quero muito participar (bora fazer com o Elo?) (AQUI).
10. A Lah Costa fez uma resenha de um filme super polêmico +18 que eu fiquei muito doida pra ver (AQUI).
11. A Andressa fez uma lista bem eclética do que ela está escutando no momento (conhecia nenhuma música, mas vale pra animar) (AQUI).
12. E, pra fechar com chave-de-ouro, a Sandra postou um poema lindo do Drummond. Não só acho super legal a ideia da Sandra de trazer essas figuras maravilhosas para a blogosfera, como... Drummond é Drummond, né? (AQUI)



E feliz ano-novo pra todo mundo!


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Boas metas e projetos, desejo sorte e disposição para cumprir todos ^^
    Ah e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por alguma razão, eu esqueci desse post, acho que foi porque não acreditava que ninguém leria xD. Mas obrigada pelos votos, sua linda! Beijo!

      Excluir
  2. 2015 foi um ano complicado acho que pra todo mundo. Nem acredito que tá acabando.
    Desejo que você tenha muito sucesso no processo de realização de suas metas pra 2016. Que consiga, de fato, aderir a uma dieta sudável (todo mundo se compromete a isso sempre), que leia muito, que o blog continue lindo.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é verdade. Mas 2016 começou trash também, todo mundo morrendo, você viu? É muito estranho estarmos nesse lugar em que uma geração inteira chega ao fim. Louquíssimo, estou ficando sem referências.

      Mas torçamos que dê tudo certo!

      Bjoo!

      Excluir
  3. O que tenho a dizer, é que você simplesmente arrasou!!!
    Gostei muuuito, mas muuuito mesmo, dessa frase, ó.... Dedicar-me ao blog, estabelecer regularidades no posts, nem que seja duas vezes por semana. E buscar um pouco mais a minha voz, não ser tão formal, porém escrever posts sempre mais densos, que sejam úteis aos leitores dentro do que me proponho a falar =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e pelo comentário, minha querida!
      Estamos ás ordens, sempre <3
      Bjo grandíssimo, minha parceira linda <3

      Excluir
  4. As ilustrações, que coisa mais interessante. Visual contemporâneo, alegre, up mesmo! Dava quase tudo pra saber fazer algo parecido. Lembrei, também curti demais essa frase, ó...Menos séries, mais filmes (preciso apaziguar o vício xD).O mais bacana é que entendo muito pouco essa linguagem de sinais, rs rs. E esses traços em algumas frases, rs, já vi no blog do Will. Adoro tudo isso, e entendo essa juventude. Obrigada pela citação do meu blog. Um feliz Ano Novo e é por aí. Sou muito grata por conviver com vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, posso dizer que estou cumprindo, vamos ver se eu continuo kkkk!
      Bjo, sua lindaaaa!
      Que 2016 seja O ANOOOO *-*

      Excluir
  5. Hahahaha, ri mto do tamaravilhosa :P Menina, se vc soubesse o tanto de apelido que já me inventaram...

    Mto bom o post! Brigada por indicar o da Chimamanda, adorei escrever sobre ela!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lindaa!
      Eu só disse verdades!
      E esse post seu foi maravilhoso, gente, todas as pessoas no mundo têm que conhecer essa mulher, sou mto fã *-*

      Bjooo!

      Excluir
  6. Sali, que seu ano seja maravilhoso! Obrigada por indicar o meu post, espero que você goste do filme hehe Feliz 2016 e que você consiga realizar todas as suas metas! Quero acompanhar as resenhas do Clube de Leitura. Queria muito conseguir seguir uma ordem também haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às ordens, minha queridaaa <3
      Seu post lindeza, amei muito, só deu mais brilho para meu blog!

      Um beijo grande =D

      Excluir
  7. Feliz ano novo!! Que seja de lindas e grandes realizações ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Sali,
    Eu como sempre atrasada kkkk Nossa amei esse post!
    Obrigada por indicar meu blog é sempre uma honra ser linkada por por ^^ E te desejo um ano de muito sucesso pra ti!

    Beijos da Thay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc está se achando atrasada, eu nem quero comentar a data da minha resposta xD, mas é que eu passei esse post batido mesmo, acho que ele ficou enorme com um monte de assunto e todo mundo ia desanimar XD.
      Enfim xD

      Honra é a minha de ser sua parceira, sua linda <3

      Excluir
  9. Eu imagino o aperto sobre o doutorado, deve ter sido um tanto desesperador!! Mas que bom que não perdeu!! É bom estudar! (porém eu sou ruim pra estudar kkkkk)
    Sali minha flor, feliz ano novo, que seus projetos se realizem e tudo dê certo!!
    Obrigada por indicar meu blog, é sempre emocionante ver ele nesse espaço tão maravilindo! Fico feliz que se identificou com meu post! <3 Só não podemos parar no tempo!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha queridaa!
      Sim, sim, foi ruim e tenso, mas agora está tudo caminhando *-*
      Vamo' que vamo'

      Um beijo enorme e feliz 2016 pra vc tb, que essa metralhadora de morte que veio nesse ano passe beeeeem longe da gente xD e que só venham coisas boaaasss!
      Um beijooo!

      Excluir
  10. Então, tenho um monte de comentários maravilhosos seus para responder, rss. Obrigada por ter continuado as visitas lá no Mesa, mesmo durante as minhas férias, que linda você!
    Olha só, comentando primeiro esse post especificamente, ai como eu te entendo sobre a vida acadêmica tomar boa parte da nossa existência anual...mesmo não estando no doutorado ainda, a vida do mestrado é bastante sugante também, mas realmente deliciosa, quando se pesquisa o que se ama. Inclusive, este ano eu faço mais do que questão de concluir o desafio dos 24 filmes me 2016! o/\o vamo junto!
    Agora os seus coments: no post sobre eu estar sentindo falta da fantasia, quando eu falei de personagens mais planos, tava me referindo a compreensíveis quanto as suas motivações e ímpetos, não necessariamente que eles sejam simples e bobos, mas entendi a sua compreensão sobre o post.
    Sobre o post de Once Upon a Time in Wonderland: Mentira que cê assitiu e gostou! as duas últimas temporadas de OUAT tem sido bem fraquinhas mesmo...estava esperando mais, só que o fato deles estarem mexendo com tantas outras histórias que não tem nada a ver com o Once Upon a time tem me dado a impressão de uma "forçação" de barra.
    Sobre o post do Breaking Pointe: AHHHHHHHHHHH eu amo essa série! Fiquei morrendo de dó que foi tão curtinha! No fundo essas séries me deixam cheia de vontade de voltar pro balé, pena que não dá mais...
    E acho que é só...
    u.u
    Tem os Recomendando dos parceiros de janeiro, não perde ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida! Não se preocupe em responder, não, estamos aí. Eu comento porque seus posts sempre me levam à reflexão. Nem preciso dizer o quanto amo isso, né?
      Adoro muito mesmo.

      Sei que sou uma das raríssimas pessoas que viu OUAT em Wonderland e gostou. Acho que o que estragou a série foi o timing. Se ela tivesse sido uma temporada a mais em OUAT teria sido mara. E o cancelamento fez o negócio desandar tudo porque eles tentaram explicar várias temporadas em 3 capítulos. Mas eu tinha curtido a proposta xD, e aquele gênio, coisa linda ♥ xD. Enfim.

      Sim, vamos ver o que vira OUAT, estou apegada demais às personagens para desistir da série xD, mas tá osso. Acho que eles foram sugados pelo lado comercial da coisa, e contos de fadas acabou sendo sinônimo de Disney, o que não é bem assim xD.

      Ainda verei Breaking pointe, essa semana ainda *-*

      Bjo, sua linda =D

      Excluir

Nenhuma imagem presente neste blog me pertence. Todas foram encontradas na internet por meio de pesquisa no google.com e não viso qualquer fim comercial com seus respectivos usos. Se usei uma imagem sua e não lhe dei os devidos créditos, por favor me avise que o farei imediatamente, ou a retirarei do blog se você não quiser que eu a use. Visão Periférica - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©