2.8.15

Tipos de autores que solicitam betas

2.8.15
Antes de iniciar a postagem de hoje, gostaria de deixar claro que, assim como na vida (em que existem pessoas boas e ruins) no Nyah existem autores lindos e aqueles nem tanto. E na nossa trajetória como leitores beta (agosto completa 3 anos de Liga, gente, choremos), nós nos deparamos com uma gama tão grande deles que só podia resultar nessa lista. 

Desse modo, a minha decisão de sistematizá-la é muito mais para que as pessoas entendam que ser beta nem sempre é só glamour do que para falar mal dos autores ou coisa assim. Não falo de ninguém específico, galera linda, falo apenas do que acontece nas nossas rotinas.

Espero que gostem e que isso ajude a clarear um pouco a ideia de vocês sobre nossa vida. Creio que qualquer pessoa que já betou por muito tempo na vida, o suficiente para receber várias solicitações, já passou por algumas destas que discrimino logo abaixo:

Antes, porém, se você perdeu a postagem sobre o que é ser um beta, e sobre a história do meu grupo lindo que é a Liga dos Betas, favor clicar AQUI.



Tipos de autores que às vezes solicitam um beta



1. Aquele que só quer comentário para a fanfic


É muito comum alguns autores escreverem aos betas mensagens do tipo olá, estou escrevendo uma fanfic sobre Naruto, você pode dar uma olhadinha? Gente, sério, três anos de Liga e até hoje eu não entendi o que isso significa. Porque acontece assim: o beta comenta na fic, ou manda MP sugerindo inicialmente uma série de melhorias, e o autor, ou fica bravo e xinga o beta, ou agradece e diz na próxima vai melhorar. 

...
...
...
...

E nunca mais aparece.




Ai, mas eu não posso mais nem divulgar minha fic?
Por Mensagem privada? CLARO QUE NÃO. É contra as regras do Nyah!



2. Aquele que quer um corretor ortográfico humano


Infelizmente, muitos sites associaram o beta reader à figura do revisor e, mesmo com todos os esforços da Liga em acabar com essa visão, ela ainda é forte na comunidade. O problema desse tipo de autor é que quando o beta começa a dizer que as personagens estão pouco profundas ou que o
enredo é clichê, ou seja, começa a apontar os desvios "estruturais", ele fica irado e começa a insultá-lo, dizendo que o beta está se intrometendo na história dele, que ele não queria isso, que o beta não é coautor dele, etc, etc, etc.




E se eu quiser alguém só pra olhar a gramática do meu texto, como eu faço?
Saber exatamente eu não sei, mas sei que você NÃO solicita um beta da Liga pra isso.


3. Aquele que quer um beta apenas para elogiar a fanfic


Esse tipo de autor EXISTE, sim, e acredita que não precisa de nada. O beta reader, para ele, serve apenas para confirmar como ele é um excelente escritor e como sua história está maravilhosa. 

Até aí tudo bem, mas e quando ele não é tão bom autor assim quanto ele acha e nem a sua história é tão maravilhosa assim, como lidar? O que termina acontecendo é que o beta começa a apontar alguns desvios, ele se enfurece e diz que o beta não entendeu, ou que está com inveja, que o outro fulano que leu a fic dele e comentou falou que está ótimo (e a gente nem sabe quem é e nunca vai ficar sabendo), que o beta é ruim, não serve pra ser beta...




Mas eu sou realmente um bom autor!
Se você está tão bem resolvido consigo, poupe-se o trabalho de solicitar um beta, siga com sua vida e sejamos todos felizes.




4. Aquele que não tem tempo para escrever


Esses autores costumam escrever tudo desordenadamente, enviar capítulo por MP e no corpo do e-mail, daí o beta faz o maior esforço, corrige, aponta todos os desvios, formata o capítulo (mesmo NÃO sendo parte do trabalho dele) e, quando vai ver o capítulo publicado, os desvios continuam lá, como se a fic nunca tivesse passado pelo crivo do beta. E quando ele pergunta ao autor por que isso está assim, ele responde que está sem tempo, que está cheio de problemas que o deixam sem tempo, que está estudando muito, por isso não tem tempo…




Eu estou sem tempo!!!
Então, faz assim: resolve a sua vida, soluciona seus problemas, e SÓ ENTÃO procura um beta.



5 O brisado


Nem ele sabe por que está escrevendo a fanfic. Daí o beta aponta os desvios, sugere correções, e ele simplesmente acha demasiado, diz que só está se divertindo e não conserta os erros. Ou conserta 10%, no máximo.




Tia, eu não nenhum Eça de Queirós, né? 
Eu também, não, mas: eu chamei um beta, né? Se não for pra ajudar a consertar erros, pra que serve um beta, então?



6 Autor grude


Ele pergunta o tempo de entrega do capítulo e o beta diz "preciso no mínimo de uma semana e no máximo de 3 semanas". "Ok", ele responde. Então, depois de dois dias, ele manda uma MP no Nyah: "você já betou meu capítulo?", no quarto dia, ele descobriu o facebook do beta: "mas se você tem tempo para estar online no facebook, você tem para betar a minha fanfic", no quinto dia ele liga na casa do beta, no sexto dia, quando o beta entrega o capítulo porque não aguenta mais, ele posta o capítulo no Nyah e escreve uma nota assim: "Olha, gente, demorei porque meu beta [insira um adjetivo pejorativo de sua preferência aqui] demorou para me entregar de volta". Ou pode acontecer de ele contactar outra pessoa na surdina pra betar o capítulo e depois quando o beta o entrega, dentro do prazo estabelecido, ele diz "precisa, não, já arrumei outra pessoa".



Se demorar, faço isso mesmo!
CUSTA avisar antes que arrumou outra pessoa? ANTEEEESSSSSSSS.


7. Aquele que “ainda” não postou a fanfic no Nyah


Esse é um dos que mais me mata de raiva, porque esse autor não é aquele que não postou no Nyah ainda e vai fazer isso quando tiver uma quantidade boa de capítulos, não — deste tipo eu gosto muito e respeito. O tipo que me mata de raiva está no conjunto dos que não postou a fic e "esqueceu-se" de contar que NEM VAI POSTAR. Gente, isso é MÁ-FÉ de verdade, serião. É abusar do nosso serviço, abusar do Nyah e ter uma desconsideração sem precedentes para com os outros. Além de deixarmos de acompanhar um autor do Nyah, estamos indo contra nossa missão e visão.
  


Eu ia postar, só que...
Apenas: NÃO solicite um beta. Sério. 



8. O sem educação


Esse é aquele que nem conversa com o beta para dizer “oi”. Já joga logo o capítulo em cima dele, espera as correções, manda de volta corrigido e assim sucessivamente. Ao final da betagem não dá nem um “obrigado”.




......

9. O autor que some 


Com esse tipo, o processo funciona mais ou menos assim: ele manda uma mensagem linda, a fic dele tem um potencial enorme. Antes de iniciar o processo, beta e autor conversaram bastante, este mostrou todo o planejamento que tinha para a história.  Tudo parecia muito promissor e o beta ficou empolgadíssimo, chegando até a postar em grupos do facebook sobre como tinha encontrado o autor dos sonhos. No entanto, ele manda alguns capítulos, o beta manda de volta, daí ele não responde, não posta os  capítulos, não devolve nada com as alterações sugeridas... Parece que o autor entra no Nyah, ou no grupo do facebook do Nyah, mas nada de a fic ir pra frente. Então o beta começa a pensar o que fez de errado, que a betagem ficou muito ruim, que é o pior ser humano da Terra...



...
POR QUÊÊÊÊÊÊÊÊÊ??????????
O QUE EU FIZ DE ERRADOOOOO!!!!!



10. O autor deprimido


É aquele que tem uma fanfic muito elementar e vem desesperado porque alguém a está criticando ou porque não recebeu comentários. Esse tipo de autor é o mais fragilizado de todos e é praticamente o nosso público alvo, venham pra cá, queridos.



TIAAAAAAA! *BUÁÁÁÁ
Vem cá, fica triste, não...



11 Autor dos sonhos


Não é raro, gente, a comunidade do Nyah, em sua essência, é linda. O diferencial desse tipo autor (e alguns dos acima até podem se transformar neste) é que ele nos faz acreditar no nosso trabalho cada dia mais. Ele tem uma história com um norte bem delineado (ou não xD), mas não fica bravo quando você aponta os desvios; também não aceita todos, porque ele acredita que alguns pontos são importantes demais para a história, mas a gente vê que ele aceita algumas coisas, procura sempre tirar dúvidas e discutir alguns pontos. Esse é o tipo de autor que, depois de algum tempo, a gente vê o quanto a escrita dele evoluiu e isso enche a gente de orgulho. Com certeza, de autor, ele passa a ser um amigo e isso faz todo o trabalho valer a pena.



Eu tiAmu
Não, eu que te tiAmu mais!



E aí, se identificaram com algum tipo? Betam a fic de algum autor que se enquadra em alguma delas? Tem algo a dizer? Comenta aí!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Salieri sua linda... Eu confesso, dada hora da noite e meu estado mental inacabado de quem escreveu 9 textos em um dia, sendo 8 para jornal e revista e um 1 BEDA, que compreendi pouco sobre o ser um "leitor Beta", mas pelo que pude compreender, depois de rir com suas gifs (eu as amo de paixão, não as uso pois sou burro demais para encontra-las) preciso perguntar, não, preciso me oferecer como uma prostituta, profissão na qual não existe nenhum demérito, até escrevi sobre isso dia desses (http://goo.gl/iLVYZt) , quero me oferecer para que leia o prólogo do livro que estou para lançar ano que vem... Diz que sim! Em não, me diga onde me inscrevo para isso?! Sim? - Prostituição a parte, seu blog, como sempre, um mimo! Sua ninja! #BEDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olho tranquilamente, meu querido, às ordens =D
      Bom, sobre o leitor beta, tecnicamente, é aquele que testa a leitura antes de uma obra ir para o grande público, mas como o fanfiction.com.br (vulgo Nyah! Fanfiction) é composto de uma galerinha nova e muita vezes inexperiente (mas nem sempre, viu, tem gente de vários países lusófonos lá e também gente de várias idades) eu penso no leitor beta como um professor de português, redação e literatura, assim mesmo, 3 em 1 hahahaha. Eu praticamente não faço mais esse serviço no site, porque passei a coordenar um grupo pra isso *a Liga dos Betas*. É muito interessante, porque os meninos têm talento e querem ajudar os outros. Isso é muito gratificante,

      Bjo, meu querido!

      Excluir
  2. Show!!! Será procurada!!! rsrsrs bjo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei...quero ser como você quando eu crescer!!!

    ResponderExcluir

Nenhuma imagem presente neste blog me pertence. Todas foram encontradas na internet por meio de pesquisa no google.com e não viso qualquer fim comercial com seus respectivos usos. Se usei uma imagem sua e não lhe dei os devidos créditos, por favor me avise que o farei imediatamente, ou a retirarei do blog se você não quiser que eu a use. Visão Periférica - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©