29.7.15

[Culturação] Livros em fatias

29.7.15





Diga-se de passagem, esses dias, no Blogs que Interagem, entendi que responder comentários é tão importante como ir ao blog da pessoa comentar seus posts. Para mim, comentar no próprio blog sempre me pareceu meio inútil, uma vez que eu mesma nunca voltei a blog nenhum para ver se tinham me respondido. Mas, tendo feito a descoberta da importância dos comentários, em breve responderei todas as mensagens lindas deixadas no meu bloguinho ^^.

O blog ficou meio abandonado nesse mês de julho, mas espero reverter essa situação em agosto com o BEDA (Blog everyday in August). Veremos até onde aguentarei. Se bem que minha maratona começará mais cedo, porque tenho várias blogagens coletivas para fazer. A primeira delas será do grupo CULTURAÇÃO que, entre vários temas, incluindo um interessantíssimo sobre os 150 anos de Alice no país das maravilhas (mas sobre o qual eu já teria escrito ao propor as 7 fanfics legais beseadas no livro) propôs essa TAG "Livro em fatias". Lamentavelmente, tem muito tempo que não leio literatura como tal (ou leio apenas contos e poemas avulsos), mas vamos ver como nos saímos aqui.

A proposta era homenagear o dia da pizza, 10.07 — não sei exatamente de onde veio essa associação entre livro e pizza, mas 'tá valendo xD. Transcrevo-a aqui:

TAG Livro em fatias. Esta deliciosa TAG vai nos fazer saborear cada fatia de pizza, atribuindo um livro para cada uma delas, de acordo com o seu grau de gostosura.



1º pedaço: O mais gostoso de todos eles, aquele que você come primeiro com os olhos – Um livro que você comprou pela capa.


Ainda não li, mas comprei esse box de "As sagas encantadas" só porque achei as capas lindonas mesmo!





2º pedaço: Você está só começando, e o segundo pedaço sempre deixa um gostinho de quero mais – Um livro que você leu e não vê a hora de lançarem a continuação.

Praticamente não leio livros que possuem continuação, mas como só li o 1o da trilogia "1Q84" do Murakami, finjo que estou esperando o 2o xD~.






3º pedaço: Aquele que te faz querer outros sabores – Um livro que de tão bom, te faz querer ler todos os outros do mesmo autor.

Isso acontece comigo quase sempre. Mas, por último, os poemas de Alejandra Pizarnik. Eita mulher ninja, meu Deus!


Vou deixar até um poema dela aqui pra vocês conhecerem:


VOZ MENDIGA
E ainda me atrevo a amar
o som da luz numa hora morta,
a cor do tempo num muro abandonado.

Em meu olhar o perdi todo.
É tão distante pedir. Tão perto saber que não há.


MENDIGA VOZ // Y aún me atrevo a amar / el sonido de la luz en una hora muerta, / el color del tiempo en un muro abandonado. // En mi mirada lo he perdido todo. / Es tan lejos pedir. Tan cerca saber que no hay.





4º pedaço: Quando você pensa que não vai conseguir comer, ele apenas abre mais o apetite – O livro  de que você não gostou no começo, mas que depois a leitura ficou irresistível.

Acho que foi "O grande sertão: veredas". As primeiras 80 páginas quase me mataram, mas depois li na carreira!




5º pedaço: Não tem o mesmo sabor que os outros pedaços, mas ainda assim você come – Um livro sequência, mas que não foi tão bom quanto os outros.

Eu não lembro direito, mas talveeezzzzz o 4o livro de "As brumas de Avalon". Se bem me recordo, o 1o é mais ou menos, o 2o é o melhor, o 3o ainda é excelente, daí os desfechos das histórias me mataram xD.







6º pedaço: Você já não está mais sentindo o gosto dele – Um livro cuja leitura está arrastada, por mais que se esforce não consegue digerir.

Digamos que esteja um pouquinho tenso de ler "O vermelho e o negro". Não sei por que, a leitura é boa, mas vou "lesmando" xD.






7º pedaço: Aquele que te deixou empanturrado – Aquele livro que você está lendo, mas a leitura não está fluindo, como se estivesse entalada na garganta.

Uai, pra mim é a mesma coisa da pergunta de cima!




8º pedaço: Você não aguenta mais nem olhar para ele – Um livro que você detestou e que por este motivo ele encontra-se abandonado em sua estante, aguardando uma nova chance.

Odiei de verdade "O morro dos ventos uivantes". Leitura chata, sem graça, cheia de mimizage... Ainda não sei se ler em espanhol deu uma piorada na situação, ou se o negócio é só ruim mesmo xD. Enfim. Mas não darei nova chance a ele jamais!!! Acho que comprei e até passei pra frente, ou seja, nem na estante ele não está u.u.






Conhecem algum desse livros? Quer me dizer se estou errada em alguma parte? Fiquem à vontade! E se quiserem passar nos outros blogs do grupo, deixo aqui alguns que me pareceram interessantes =D





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Que TAG divertida!!! ehehe adorei a associação com a pizza! eheheh
    Eu comprei a saga encantadas pelo mesmo motivo que você: capas lindas! Li super rápido e os livros podem ser lidos em qualquer ordem, só que só te falam isso na entrevista com a autora que tem no fim do terceiro volume... super resolve né?! ehehe
    Eu sou suspeita para falar das Brumas de Avalon, gosto muito, mas realmente, são livros que dividem muitas opiniões! hehe
    xoxo

    ResponderExcluir

Nenhuma imagem presente neste blog me pertence. Todas foram encontradas na internet por meio de pesquisa no google.com e não viso qualquer fim comercial com seus respectivos usos. Se usei uma imagem sua e não lhe dei os devidos créditos, por favor me avise que o farei imediatamente, ou a retirarei do blog se você não quiser que eu a use. Visão Periférica - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©