4.1.15

Porque alguns betas da Liga não respondem certas solicitações de betagem

4.1.15


Para falar a verdade, não sei de onde surgiu a má fama da Liga dos Betas frente à comunidade do Nyah, porque nós sempre quisemos ser legais e prestar o melhor serviço do mundo. Sem querer puxar para o meu lado, mas acredito que a Liga ajudou muito na integração da comunidade do Nyah, e agregou ao site um valor muito grande, no sentido de transformá-lo em, mais que um depósito de histórias, um aliado muito forte no aprendizado da língua portuguesa, e, além disso, no desenvolvimento da expressão escrita. Não estou dizendo que somos perfeitos, nem que não temos que melhorar, muito pelo contrário, acho que temos um caminho longuíssimo pela frente, mas não estamos com medo xD. 

Uma das maiores reclamações, com certeza, é o fato de que nos reservamos o direito de não responder uma mensagem que sai das regras que estabelecemos - daí somos sempre alcunhados de rígidos e sinônimos. Mas o que muitos autores e usuários do Nyah não conhecem é o nosso lado na situação ao lidar com os autores e com a maneira com que eles se dirigem a nós. Posso dizer que isso se dá de tantas maneiras diferentes que nem sei de onde o povo tira criatividade às vezes. E é sempre uma criatividade para o mal, quem dera se fosse para o bem... Vou tentar enumerar algumas maneiras que justificam totalmente o fato de o beta não ter de responder ao autor, isso além do fato de o filtro do Nyah atrapalhar muito nossas respostas imediatas:



1. "Oi, dá uma olhadinha na minha fic"



Desde que eu entrei no Nyah até hoje, nunca entendi o que essa mensagem quis dizer. Eu só sei que quando o beta interpretou isso como um pedido de betagem, foi duramente criticado "por esse solicitante", porque a pessoa na verdade só estava querendo comentário na fic e achou muito ruim quando o beta comentou lá sua crítica a respeito da história. Daí quando passamos a não interpretar isso como pedido de betagem, vez ou outra recebo uma reclamação aqui e ali dizendo que "fulano não me respondeu"...


No que a gente pensa quando lê a mensagem:




2. "Oi, beta minha fic de Naruto."


Sério, pequeno gafanhoto? Eu nem sei quem você é, nem sei do que a sua fic fala, nem sei que estilo é, nem sei se sou adequado para betá-la, nem sei de nada u.u... Fica parecendo que você nem leu o classificado no Nyah, só saiu atirando a esmo pra ver se alguém se animava... Nisso, além da sua solicitação, ao beta já foram enviadas umas 40 solicitações, e ele vai ter que parar para te enviar outra mensagem, perguntando que fic é, do que fala, quais são os gêneros, o que você quer com a história, só pra depois ver se aceita e, enquanto isso, outras 39 pessoas estarão esperando uma resposta, porque ele precisa saber se entre vocês vai funcionar ou não pra saber quantas fics mais ele pode pegar. Se você for uma pessoa que entra todo dia no Nyah, esse processo demorará pelo menos uns três dias e deixará apenas dois dias para o beta responder às outras 39 solicitações. Daí minha caixa enche com mensagens de "fulano não me respondeu"... E olha que eu nem estou contando o aviso que está lá na página!



No que a gente pensa quando lê a mensagem:




3. Autor nem fala "oi", já joga o capítulo na MP ou joga o link da fic direto:


Preciso realmente falar no quanto isso soa desrespeitoso e de uma prepotência sem precedentes na história? Tudo bem que o beta tenha se disponibilizado para betar uma fic, mas, assim, ele não é escravo de ninguém, e, além disso, há uma PESSOA que recebe a MP, então dirigir-se a ela como uma pessoa, cumprimentar, pedir por favor, agradecer... isso é minimamente o que se espera. Ela está fazendo um favor ao autor, sim, então que o autor tenha mais tato ao se comunicar com ela.

No que a gente pensa quando lê a mensagem:



4. "Oi, minha fic é assim e assado" *manda o primeiro capítulo


Esse pelo menos falou "oi", mas já enviar o primeiro cap e achar que o beta aceitou a betagem, soa igualmente prepotente da parte do autor. "Ah, mas o autor falou que beta distopia e minha fic é distopia, então ele pode betar". Quem dera se o fato de nomear determinado gênero, fizesse da história aquele gênero... A gente está cansado de receber solicitações que o autor fala "minha fic é distopia", daí manda a sinopse: "em um mundo pós-apocalíptico, fulana é transferida para a escola tal..." e nem preciso continuar, né? Isso na verdade é um romance colegial disfarçado de distopia e quem beta distopia, mas não beta romance, não vai betar essa fic nem morrendo!


No que a gente pensa quando lê a mensagem:



5. oi beta minha fic eu escrevo pelo celular adoro meu hobby e nao tem ponto nem virgula nem letra maiuscula nem acento nem paragrafo...: 


Eu dizer que além de ser beta, a maioria do pessoal tem uma vida e um monte de trabalho a fazer, pode soar também arrogante, mas, gente, sério, a preferimos pegar uma fic que tem um milhão de coisas a apontar a pegar uma fic sem pontuação e acento, porque não tem nada pior na vida que ficar botando acento em palavra e ponto final e letra maiúscula. O tempo que qualquer beta poderia estar usando de forma legal e ajudando seu autor a escrever uma história emocionante, ele fica fazendo uma coisa que qualquer corretor ortográfico faz. Se nessa solicitação contiver tudo o que pedimos, o beta vai responder pedindo que ele passe a fic em um corretor ortográfico. E geralmente o autor não passa, porque ele acha que a nossa obrigação é colocar acento u.u.


No que a gente pensa quando lê a mensagem:






6. "Oi, beta minha fic. Meu usuário é **** e minha senha é ****, daí você já vai corrigindo e formatando lá mesmo":


Nem preciso comentar a respeito disso aqui, né? Nem uma revisão profissional vai fazer isso com o trabalho de um autor, quem dirá uma betagem, em que o foco é o ACOMPANHAMENTO do autor... 

No que a gente pensa quando lê a mensagem




E esses foram apenas os primeiros contatos com o beta. Se eu for listar a relação beta x autor de muitos aqui da Liga, vocês chorariam uma semana. Lógico que tem autores lindos e maravilhosos, e a gente os ama mais que tudo na vida, mas a maioria é fogo...


De todos os modos, em nome dos bons e dos humildes, nós estamos aí, firmes e fortes, prontos para a batalha =P

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. TOP! :3
    Quando um autor mandar uma solicitação do tipo, vou responder... Vou enviar o link desta postagem ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar hahahaha, isso porque ultimamente tem surgido alguns tipos de solicitações novas, eu tenho que anotar e fazer uma versão dois hahaha!
      Bjo, minha querida!

      Excluir
  2. Somente verdades, morri de rir SAUHSUAHSUAHUH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São verdades meio amargas hahaha, mas que bom que te fizeram rir hahaha!
      Um abração!

      Excluir
  3. Tag: Liebister Award

    Oiiii!!! O seu blog foi indicado para essa tag: Tag Liebster pelo blog da Juliana Editions ( http://juliana-editions.blogspot.com.br ).
    Essa tag é com o intuito de ajudar blogs que estão começando a se enturmarem e uns ajudarem aos outros.
    Vocês blog que foram escolhidos por mim, seguem esses passos:

    Regras:

    1- Escrever 11 Fatos sobre você
    2- Responder as perguntas de quem te indicou
    3- Indicar de 11 a 20 blog com menos de 200 seguidores
    4- Fazer 11 perguntas para quem te indicar
    5- Colocar um imagem que mostre o selo Lebister (Pegue a imagem em meu blog)
    http://juliana-editions.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebister-award.html
    6- Linkar quem te indicou


    1- Escrever 11 fatos sobre você

    2- Responder as 11 perguntas de quem te indicou:

    PERGUNTAS
    1- Por que decidiu criar um blog?
    2- Qual sua profissão?
    3- Que blogs você costuma acompanhar?
    4- Tem algum blogueiro/a de qual você seja fã?
    5- Qual a pior coisa no mundo dos blogs?
    6- O que você diria para quem está começando a escrever posts?
    8- Em sua opinião, qual o futuro dos blogs?
    9- Você prefere blog ou vlog e por quê?
    10- Qual a melhor coisa em ser blogueiro?
    11- Você vê o blog como profissão ou hobbie?

    http://juliana-editions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida, super agradeço o convite, mas respondi a essa tag recentemente, então nem compensa por enquanto. Mas em breve respondo de novo hahaha!
      Bjo!

      Excluir

Nenhuma imagem presente neste blog me pertence. Todas foram encontradas na internet por meio de pesquisa no google.com e não viso qualquer fim comercial com seus respectivos usos. Se usei uma imagem sua e não lhe dei os devidos créditos, por favor me avise que o farei imediatamente, ou a retirarei do blog se você não quiser que eu a use. Visão Periférica - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©